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  1. As metas de aprendizagem - marca do reinado de Crato - já estão em vigor em diferentes disciplinas e em diferentes anos de escolaridade. No próximo ano entram em vigor as de Ciências Naturais - 9.º ano. Em consequência desta implementação também temos a adopção de novos manuais, adaptados às já referidas metas. Refira-se que as metas são o "referencial primordial da avaliação dos alunos a partir do ano escolar em que se tornem obrigatórias" (Despacho n.º 9633/2014 de 25 de Julho, ponto 3).
    Na sequência do atrás exposto, importa analisar as referidas metas e a forma como elas estão a ser transpostas para os diferentes manuais. É isso que faremos seguidamente.


    As metas, no que concerne à sexualidade humana, apresentam o subdomínio "Transmissão da Vida" e dentro deste o tópico "Compreender o Funcionamento do Sistema Reprodutor Humano". Olhando para as 12 metas não se encontra um único sinal de algo para além da vertente biológica da sexualidade. Não tinha de a ter, pois estamos na presença de metas de Ciências Naturais, mas os alunos são dotados de inteligência e sabem ler nas entrelinhas! 
    Importa, ainda, destacar que alguns tópicos são abusivamente menosprezados. Reparem que as infecções sexualmente transmissíveis se resumem a "caracterizar, sumariamente, três doenças do sistema reprodutor". Destaquei propositadamente as palavras "sumariamente" e "três". Por outro lado, a contracepção e o planeamento familiar desapareceram deste documento.
    Considero positiva, mas ao mesmo tempo perversa, a inclusão de uma meta específica sobre a importância do aleitamento materno. Naturalmente, é de louvar esta inclusão, mas ao incluí-la e deixar de fora a contracepção não se estará a passar aos alun@s - que, repito, são dotados de inteligência - a ideia de reprodução com o objectivo de procriação. Fica a dúvida no ar.



    Relativamente aos manuais, sabemos que estes são a interpretação do autores sobre os documento de referência, assim, há discrepâncias entre a forma como abordam os diferentes tópicos. Na tabela seguinte fazemos uma análise, centrada nos tópicos atrás referidos, dos manuais que poderão ser adoptados no próximo ano lectivo.



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