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  1. Os valores essenciais que, em termos de política educativa e intervenção profissional, devem orientar a educação sexual nas escolas são os seguintes:
    > O reconhecimento de que a autonomia, a liberdade de escolha e informação adequada são aspectos essenciais para a estruturação de atitudes e comportamentos responsáveis no relacionamento sexual;
    > O reconhecimento de que a sexualidade é uma fonte potencial de vida, de prazer e de comunicação e uma componente da realização pessoal e das relações interpessoais;
    > O reconhecimento da importância da comunicação e do envolvimento afectivo e amoroso na vivência da sexualidade;
    > O respeito pelo direito à diferença e pela pessoa do outro, nomeadamente os seus valores, a sua orientação sexual e as suas características físicas;
    > A promoção da igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres;
    > A promoção da saúde dos indivíduos e dos casais, nas esferas sexual e reprodutiva;
    > O reconhecimento do direito à maternidade e à paternidade livres, conscientes e responsáveis;
    > O reconhecimento das diferentes expressões da sexualidade ao longo do ciclo da vida;
    > A recusa de expressões de sexualidade que envolvam violência ou coacção, ou relações pessoais de dominação e de exploração.

    Fontes: Portal da Saúde e APF

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